À sombra dum chaparro ... Ferreira do Alentejo: Centro de Saúde lança programa de controlo da diabetes

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Centro de Saúde lança programa de controlo da diabetes


No concelho de Ferreira do Alentejo vai decorrer, neste mês de Janeiro, o projecto "Diabetes Mellitus: Viver e Conviver, Gerindo...”

O Centro de Saúde de Ferreira do Alentejo promove, durante o mês de Janeiro, um conjunto de sessões de esclarecimento para a saúde, tendo a Diabetes como pano de fundo. A iniciativa integra o projecto de estágio dos estudantes do 4º ano de Enfermagem da Escola Superior de Saúde de Beja que após um levantamento efectuado no concelho detectaram cerca de 1100 pessoas diabéticas, o que corresponde a 12% da população. Perante estes números, em colaboração com os Enfermeiros do Centro de Saúde, os alunos desenvolveram o programa: “Diabetes Mellitus: Viver e Conviver, Gerindo…”, que inclui a realização de Sessões de Educação para a Saúde em Canhestros, Aldeia de Ruins, Odivelas, Figueira de Cavaleiros e Santa Margarida do Sado.

Estas sessões destinam-se a pessoas com idades entre os 40 e os 64 anos e que tenham diabetes e pretendem torna-las mais capazes de gerir a doença, através da formação de Grupos de Ajuda Mútua, prevenindo complicações que se desenvolvem quando a diabetes não é controlada. Na última semana de Janeiro realiza-se ainda em Ferreira do Alentejo um convívio entre os Grupos de Ajuda Mútua de cada uma das localidades e a população diabética de Ferreira do Alentejo, no sentido de dar visibilidade à doença.

Sem comentários: