À sombra dum chaparro ... Ferreira do Alentejo: Segundo maior lagar do mundo começa a funcionar em pleno na segunda-feira

sábado, 15 de outubro de 2011

Segundo maior lagar do mundo começa a funcionar em pleno na segunda-feira

O segundo maior lagar de azeite do mundo começa a funcionar em pleno na segunda-feira, no concelho de Ferreira do Alentejo, após um investimento de 20 milhões de euros, disse hoje à Lusa fonte da empresa proprietária.

"Em termos de capacidades de produção e armazenamento e de maquinaria", o lagar, situado nas antigas instalações da extinta Cooperativa Agrícola de Ferreira do Alentejo, nos arredores da vila, é "o segundo maior do mundo", sendo que o primeiro está em Espanha, disse João Pedro Rodrigues, diretor de produção da empresa Cartoil.

O lagar, a funcionar parcialmente há um ano, desde a campanha olivícola de 2010/2011 e apenas com três linhas de extração, começa a funcionar em pleno na próxima segunda-feira, já com as oito linhas de extração previstas no projeto, explicou.

Além das oito linhas de extração, que permitem transformar dois milhões de quilos de azeitona por dia, o lagar, atualmente, tem uma linha de engarrafamento, mas está projetada a instalação de uma segunda, e capacidade para armazenar cinco milhões de litros de azeite, que irá "aumentar para os 10 milhões" de litros de azeite.

Uma "pequena percentagem" da azeitona a transformar é proveniente dos olivais das herdades da Cartoil, que compra a maior parte da azeitona, de todas as variedades, a olivicultores do concelho de Ferreira do Alentejo, disse.

Na campanha olivícola de 2010/2011, lembrou, o lagar transformou "20 milhões de quilos de azeitona" e produziu "cerca de quatro milhões de litros de azeite".

"Apenas dois por cento" da produção foram comercializados a granel no mercado nacional e os restantes 98 por cento foram exportados também a granel, disse.

Na próxima campanha olivícola, o lagar prevê transformar "50 milhões de quilos de azeitona" e produzir "cerca de 10 milhões de litros de azeite", estimou, referindo que "quase toda a produção" deverá ser exportada.

A "grande aposta" será a exportação do azeite embalado e com marcas próprias para Itália, Espanha, Inglaterra, Alemanha, Brasil, Arábia Saudita, Angola, Moçambique, países nórdicos, Rússia e China, precisou.

O lagar da Cartoil permitiu criar "25 postos de trabalho" diretos, além de vários indiretos nos serviços de manutenção dos olivais e de apanha das azeitonas nas herdades da empresa.

Além da produção própria, para "optimizar e rentabilizar" o lagar, a Cartoil disponibiliza as infraestruturas a outros olivicultores que as queiram utilizar para transformar azeitona.

Fonte: Agência Lusa

Sem comentários: