À sombra dum chaparro ... Ferreira do Alentejo

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Ferreira do Alentejo: Autarca preocupado com novos "limites de endividamento" que podem tornar situação dos municípios "incomportável"
A situação financeira da Câmara de Ferreira do Alentejo poderá vir a agravar-se, a par de mais de cem autarquias em todo o país, caso a proposta da alteração aos limites de endividamento dos municípios prevista no Orçamento do Estado para 2012 seja aplicada.
O documento elaborado pelo Governo, segundo noticiou esta semana o jornal Expresso online, prevê a fixação de um novo limite ao endividamento das autarquias, que passa de 125% do montante de um conjunto de receitas (entre elas impostos municipais e transferências do Fundo de Equilíbrio Financeiro) para 62,5% desse total.
A medida poderá “empurrar” para uma situação de endividamento excessivo a Câmara de Ferreira do Alentejo. Embora ainda com a expectativa que essa proposta seja alterada, o presidente da autarquia, Aníbal Costa, considera a situação preocupante. Ao todo, 103 câmaras poderão ser afectadas pela medida. Na região, além de Ferreira do Alentejo, em situação semelhante estão os municípios de Santiago do Cacém e de Grândola.
Aníbal Costa pensa que, a verificar-se a aplicação da actual proposta, a situação torna-se incomportável.
Fonte: Rádio Sines

Sem comentários: