À sombra dum chaparro ... Ferreira do Alentejo: Cavaco Silva visita concelho de Ferreira do Alentejo

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Cavaco Silva visita concelho de Ferreira do Alentejo

O Presidente da República visita na sexta-feira o maior produtor português de uvas de mesa, em Ferreira do Alentejo, onde irá provar algumas das 14 variedades produzidas e almoçar entre as vinhas, onde decorre a apanha das uvas.
Cavaco Silva, acompanhado pela nova ministra da Agricultura, Assunção Cristas, que deste modo se "estreia" no distrito de Beja com uma visita ao maior produtor de uva de mesa nacional, chegará à Herdade Vale da Rosa às 12:00.
A Herdade Vale da Rosa situa-se no concelho de Ferreira do Alentejo, e é actualmente uma das mais modernas empresas agrícolas de Portugal. Produz uvas de mesa com vinhas totalmente cobertas, no sistema Pérgola, em cerca de 170 hectares das melhores terras alentejanas. Anualmente produz mais de 4.000 toneladas de cachos de uvas Vitória, Cardinal, Red Globe e Palieri. Nos últimos anos a grande aposta passou a ser a Crimson e a Sugraone, duas variedades de uvas sem grainhas.
Cerca de 25% da produção da Herdade Vale da Rosa é exportada para países como Espanha, França, Bélgica e Alemanha, mas a grande quota dos parceiros externos está em Inglaterra, país onde estas uvas produzidas com o "Sol do Alentejo" sempre tiveram um assinalável acolhimento.
Após uma visita à herdade, o Chefe de Estado irá provar algumas das 14 variedades de uvas produzidas, metade das quais sem grainha, e almoçar entre os 230 hectares de vinhas da propriedade, onde está a decorrer a apanha das uvas.
Fontes: Lusa e Correio Alentejo

Sem comentários: