À sombra dum chaparro ... Ferreira do Alentejo: 1º voo do aeroporto de Beja antecipado para dia 13 de Abril

quarta-feira, 30 de março de 2011

1º voo do aeroporto de Beja antecipado para dia 13 de Abril


O primeiro voo internacional a partir do aeroporto de Beja e com destino a Cabo Verde foi antecipado para 13 de Abril e a componente institucional e empresarial está lotada com 42 pessoas.

O voo entre Beja e o município cabo-verdiano de São Filipe, na ilha do Fogo, com escala na capital de Cabo Verde, a cidade da Praia, estava previsto para 14 de abril, mas foi antecipado um dia, devido a “razões de ordem técnica”, explicou hoje à agência Lusa Aníbal Costa, o presidente do município de Ferreira do Alentejo, promotor da iniciativa.

O voo será o ponto de partida para uma viagem de oito dias e cujo regresso também foi antecipado um dia, para 20 de abril, disse o autarca, referindo que os voos de ida e volta têm caráter excecional, dispõem de “autorização especial” e vão realizar-se “independentemente” da entrada em funcionamento do aeroporto de Beja, ainda sem data prevista.

Segundo Aníbal Costa, a viagem irá assinalar a geminação entre Ferreira do Alentejo e São Filipe, no âmbito de um memorando assinado entre os municípios em 2009, e pretende “promover as potencialidades do aeroporto de Beja”.

Os passageiros irão viajar num Boeing 757-200ER, da companhia aérea TACV - Cabo Verde Airlines e com capacidade para 185 passageiros, entre os aeroportos de Beja e o da Praia (Ilha de Santiago), onde irão mudar para um avião de transporte regional, no qual seguirão viagem até ao Aeródromo de São Filipe (Ilha do Fogo), o mesmo acontecendo no regresso.

A viagem inclui uma componente empresarial e institucional, que está lotada e inclui 42 pessoas, entre representantes de entidades públicas e empresários, e outra comercial, que inclui os restantes lugares disponíveis e está a ser comercializada por quatro operadores turísticos que programam o destino Cabo Verde.

Segundo o autarca, a viagem, através da componente comercial, está aberta a qualquer interessado, que pode dirigir-se a um dos operadores turísticos que estão a comercializar o voo para obter mais informações e comprar as passagens.

A componente institucional da viagem inclui um programa de atividades em São Filipe e na cidade da Praia, como a assinatura do protocolo de geminação entre os dois municípios, reuniões e contactos bilaterais personalizados entre empresas, associações e autarquias, visitas e workshops.

A viagem é uma iniciativa da Câmara de Ferreira do Alentejo, em parceria com o município de São Filipe, ANA - Aeroportos de Portugal, TACV e duas associações de desenvolvimento local e regional do Alentejo.

A certificação do aeroporto de Beja só deverá ficar concluída no segundo semestre deste ano, apesar de haver voos programados para Abril e Maio, e a ANA aposta sobretudo no tráfego em 2012, disse em meados deste mês o responsável pela infraestrutura aeronáutica, Pedro Beja Neves, da ANA, sem apontar qualquer data para o aeroporto começar a funcionar.

Segundo o responsável, “as perspetivas de voos” para este ano são o primeiro voo internacional, com caráter excecional, e os 22 voos “charter” que o operador turístico britânico Sunvil irá realizar entre o principal aeroporto de Londres e o de Beja entre maio e outubro.
Fonte: Jornal i

Sem comentários: