À sombra dum chaparro ... Ferreira do Alentejo: População das Fortes revoltada com poluição do ar

quinta-feira, 1 de abril de 2010

População das Fortes revoltada com poluição do ar

População de Fortes, no concelho de Ferreira do Alentejo, revoltada com poluição do ar nesta localidade, que assegura ser proveniente da fábrica de tomate (Tomsil). Autarquia diz que está solidária e que tudo tem feito para solucionar esta situação.

Um grupo de cidadãos da localidade de Fortes, concelho de Ferreira do Alentejo, diz estar revoltado com “o abandono que tem sentido, por parte das autoridades, na resolução do problema da poluição do ar”, que assegura “ser proveniente da fábrica de tomate (Tomsil)” e que “já se verifica há tempo demais”. No documento enviado à nossa redacção é referido também que “nesta unidade de produção é feita, diariamente, a queima do caroço da azeitona, não estando a mesma preparada para o efeito” e que “como consequência os fumos dela extraídos tornam o ar da localidade de Fortes irrespirável”. É frisado ainda que "foi solicitado, junto da autarquia, que a fábrica seja equipada com sistemas de tratamento de fumos”. É acrescentado, igualmente, que “vai ser enviado um pedido de audiência a todos os partidos representados na Assembleia da República e entregue um abaixo-assinado aos grupos parlamentares sobre esta matéria”.

Aníbal Costa, presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo, revelou à Voz da Planície que está solidário “com a população” e que tudo “tem feito no sentido de solucionar este problema”. Acrescentou que “se dependesse da autarquia já teria resolvido esta questão”. Disse ainda que “é importante que a unidade de produção em causa continue a operar no concelho, desde que cumpra as regras legais para o efeito, respeitando é claro as normas ambientais”.

Fonte: RVP

Sem comentários: