À sombra dum chaparro ... Ferreira do Alentejo: “Uma bomba em Ferreira do Alentejo”

sábado, 16 de maio de 2009

“Uma bomba em Ferreira do Alentejo”


Fernando Fragoso, "Nando", antigo jogador do clube, e dirigente há 20 anos, é um homem inconformado com a inédita descida do Ferreirense à II Divisão Distrital. Penúltimo na classificação, a turma de Ferreira do Alentejo parecia estar salva face ao comportamento do Castrense na derradeira fase da III Divisão nacional, onde tudo se conjugava para que a manutenção fosse conseguida. Porém, a equipa de Castro Verde caiu ao Regional, o que implicou a descida de uma segunda formação à divisão secundária.
Face à constatação da realidade, em Ferreira de Alentejo vive-se, agora, um clima de apreensão e sobretudo de indecisão relativamente ao futuro. Coloca-se o cenário de um decidido adeus ao futebol sénior.
Nando comenta a situação do "seu" Ferreirense nesta fase crítica: "Jamais pensámos em tal situação. Aliás, a direcção nunca esperou que a equipa caísse na II Divisão distrital. Tínhamos uma equipa com base em jogadores da terra, mais tarde reforçada com o Dário e o Artur, ambos ex-Desportivo de Beja, e apontámos sempre para um lugar tranquilo. Embora o objectivo fosse limitado, nunca pensámos na descida. Fizemos obras na sede, estamos a pagar esse investimento e não entrámos em devaneios. Hoje, perante tal realidade, somos colocados com o possível cenário de prescindirmos do futebol sénior e dedicarmo-nos aos jovens. Neste campo, penso que o Ferreirense, caso não seja repescado, não tem condições para andar na II Divisão. Esta descida foi uma bomba em Ferreira do Alentejo".
Nando não recorda situação idêntica no Sporting Ferreirense: "Confesso que não me ocorre uma situação deste tipo no Ferreirense. Levo 20 anos de dirigente e não me confrontei com situação idêntica. Esta época estive 26 jornadas à frente da equipa e constatei situações que muito prejudicaram o Ferreirense. As arbitragens influenciaram os resultados. Jogos houve em que os árbitros prolongaram os desafios e foi precisamente nesse período que os nossos adversários deram a volta ao jogo, ou seja, passámos de possíveis vencedores a confirmados vencidos. E foi assim que caímos na malfadada situação de descida".

2 comentários:

Anónimo disse...

Pois é, infelizmente o Nando tem a sua razão, contudo o futebol senior do ferreirense há muito que andava condenado não pelos seus dirigentes mas sim pelas suas escolhas ou de treinadores ou então de jogadores. O nosso ferreirense precisa de uma lufada de ar bem fresco mesmo, e necessario quase de fazer-se como o Despertar de Beja que prescindiu do futebol senior e passou somente a ter o futebol de camadas jovens, mas em ferreira do alentejo nunca os jovens foram aproveitados como deve ser e depois querem milagres, enfim nunca se conseguirá nada por ai, enquanto não existir uma mudança extrema na mentalidade das pessoas, começando pela direcção mesmo.
Saudações

Anónimo disse...

O Ferreirense não desceu!!!!
Manutenção na 1ªDivisão distrital confirmada...