
“O Cante Alentejano é como eu”
A tarde do próximo domingo, dia 23 de Novembro, no decorrer do Festival Internacional de Curtas Metragens de Évora (FIKE), será dedicada a Ferreira do Alentejo.
O documentário “O Cante Alentejano é como eu”, onde se conta a história dos grupos corais deste concelho, será projectado no Auditório da Universidade de Évora. Embora fora de competição devido à sua duração (53´), este documentário realizado por António Menêzes, partindo de uma iniciativa da Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo, foi convidado pela direcção do FIKE devido à sua qualidade e actualidade. Lembra-nos um passado sofredor, onde o Cante foi um instrumento de resistência e sobrevivência, e que hoje em dia é relembrado com um misto de tristeza e saudade. Tristeza porque “não é um passado para recordar”. Saudade pelo convívio e camaradagem que se desenvolveram nesses tempos difíceis.
Após a projecção do filme, actua o grupo coral ferreirense “Os Reformados”. Seguindo-se um jantar convívio oferecido pela Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo. Durante o FIKE, que decorre de 21 a 29 de Novembro de 2008, em Évora, com a participação pessoal do realizador português Manoel de Oliveira, estará patente ao público uma exposição da Mobitral-Mobílias Tradicionais Alentejanas E.M., de Ferreira do Alentejo.
fonte: Jornal das Freguesias
Sem comentários:
Enviar um comentário