A histórica Feira de ferreira ganha um novo impulso a partir da edição deste ano. Essa é, pelo menos, a intenção da Câmara Municipal, que pretende cimentar de novo a data, depois de um período em que, por diversas razões, aquele evento histórico perdeu algum fulgor.
Este ano, segundo dados disponibilizados ao “CA” pelo presidente da autarquia, serão investidos cerca de 60 mil euros na promoção da feira, que conta com um programa mais recheado, onde se destacam os concertos nas noites de sábado e domingo, com José Cid e os EZ Special, mas também uma corrida de toiros que traz àquela vila o cavaleiro João Moura, figura máxima do toureio equestre a nível mundial.
Segundo explicou Aníbal Reis Costa, a feira até 2006 esteve confinada ao actual terreno onde está situado o Bairro Singa e, por via disso, “havia óbvias limitações” que acabaram por se traduzir “em grandes dificuldades na promoção e na própria visibilidade e importância” do certame.
“A feira estava em grandes dificuldades para se afirmar e ter alguma importância. Depois da obra do Parque de Exposições e Feiras, está na hora de começar a promover estes certames”, defende o presidente da Câmara.
Aníbal Reis Costa recorda que a Feira de Ferreira “tem tradições antigas, porque junta grande parte da diáspora do concelho”. E por outro lado, acrescenta, “é acima de tudo um evento marcante para uma nova época, com início do ano agrícola, do ano lectivo e até do ano político”, enfatiza o autarca socialista, destacando que se trata de uma feira com “um importante calendário que o novo espaço vem valorizar”.
Neste contexto, a autarquia de Ferreira do Alentejo decidiu equiparar o certame “em termos de meios e orçamento” à Feira Nacional da Água e do Regadio, embora defenda que este “terá uma matriz mais tradicional, com um caris de feira franca”.
Música, tourada e futebol. Apesar de a programação da feira envolver actividades que se iniciaram na última segunda-feira, 15, a verdade é que o programa está mais “recheado” durante o fim-de-semana. Para esta sexta-feira, 19, ás 21h00, está programada uma caminhada nocturna e um espectáculo com os acordeonistas José e Vítor Guerreiro.
Sábado, 20, decorre a partir das 10h00 um encontro dos antigos estudantes do Colégio Nun’Álvares, na renovada Quinta de São Vicente. Às 13h00 está marcado um almoço, em Alfundão, confeccionado pelo Chef Mário Vicente. A tarde de sábado está reservada ao futebol entre veteranos e à tourada. Às 15h00 arranca a disputa entre “velhas guardas” do Odivelas, Messinense e Sporting Figueirense. E um pouco mais tarde, às 16h00, realiza-se a corrida de toiros à portuguesa, que contará com os cavaleiros João Moura, José Prates, Nelson Lima e Joana Andrade. Os forcados de Cascais, Cuba e Beja pegam um curro de toiros da ganadaria Dias Coutinho.
Refira-se que a noite deste sábado será marcada por um concerto de José Cid, a partir das 22h00. Uma boa oportunidade para relembrar os grandes êxitos da carreira de um dos mais importantes intérpretes da música ligeira nacional nos últimos 30 anos.
O último dia da Feira de Ferreira volta a ser marcado pelo futebol, com a realização do tradicional Torneio triangular que junta equipa de três distritos. Desta vez competem o Ferreirense, Esperança de Lagos e Escoural (Évora). O dia vai encerrar com mais um concerto, desta vez com a banda EZ Special, a partir das dez da noite.
Fonte: Correio Alentejo
Sem comentários:
Enviar um comentário