À sombra dum chaparro ... Ferreira do Alentejo: Ferreira na Bola

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Ferreira na Bola

Na passada edição de 6 de Agosto, o jornal "A Bola", devido à 69ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta, publicou um artigo relativo à vitória de César Luís ao serviço do “Velo Clube – Os Leões de Ferreira do Alentejo” (e não dos Leões Alentejanos como vem muitas vezes referido na imprensa)

Aqui fica o artigo completo:

O ciclismo no Alentejo tem vivido momentos que definem o amor que os alentejanos têm pela modalidade. Além da emblemática Volta ao Alentejo, existiram noutros tempos situações que fizeram história como aquela em que os corredores do Sporting ingressaram em 1935 no Velo Clube – Os Leões de Ferreira do Alentejo, dos quais faziam parte nomes importantes da época como António Contente, César Luís, Alfredo Trindade e Joaquim Sousa entre outros.

Um ferreirense de nome Luís António Passanha Pereira, homem de grande fortuna, era na altura dirigente do Sporting. Por desentendimento com outros membros da direcção e como desagravo, resolve transferir a equipa de futebol sportinguista, para a sua terra natal, com o intuito desta competir a nível nacional. Só não conta com os regulamentos das estruturas federativas do futebol português, que não lhe permitem efectivar essa mudança de imediato. Resolve então a troca da equipa de futebol pela de ciclismo, o que consegue rapidamente, a bem de uma maior divulgação da modalidade na região e de cada vez maior motivação pelo ciclismo no Alentejo. A Volta desse ano com 16 etapas e 1.880 quilómetros teve início na Cova da Piedade e final em Lisboa. Alfredo Trindade e José Maria Nicolau não chegaram ao fim e César Luís que tinha vindo do Benfica foi o vencedor com 17.02 minutos de vantagem sobre o segundo classificado, José Marquez pertencente ao Campo de Ourique. César Luís venceu ainda duas etapas inscrevendo o nome do clube alentejano nos vencedores da Volta, percorrida à média de 29,481 Km/h em que alinharam 55 corredores dos quais 24 ficaram pelo caminho”.

Sem comentários: